História

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS é uma autarquia especial do Governo do Estado de Sergipe, vinculado atualmente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – SEDETEC.

Foi criado em 27 de junho de 1923, na administração do Governador Maurício Graccho Cardoso, com a denominação de Instituto de Chimica Industrial, o qual deveria fomentar e estabelecer valores econômicos, em busca da competitividade frente aos avanços industriais.

Em 1948 o Instituto passou a denominar-se Instituto de Tecnologia e Pesquisa, a partir da Lei n° 64. Com esta alteração, a Instituição ampliou suas atribuições com realização de estudos, pesquisas científicas e tecnológicas, prestação de serviços técnicos, promoção e coordenação da política metrológica da administração estadual.

Já em 1986 o ITPS sofre uma nova reorganização através do Decreto Lei 7.778 sendo definida sua área de atuação para execução de análises de amostras através dos laboratórios de Água e Despejos Industriais, Solos e Química Agrícola, Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos, Tecnologia das Argilas, Físico-Química, Ensaios e Resistência dos Materiais, Geoquímica, Química Inorgânica e Química Orgânica.

Ao longo dos seus 80 anos de existência, o ITPS colaborou para o desenvolvimento científico, econômico e social, como também para a formação de recursos humanos e produção de conhecimento. Em 1997 foi criado em sua estrutura organizacional, pelo Decreto n° 3.918, o Departamento de Metrologia, que permitiu a efetivação do Convênio com o INMETRO para realização no Estado das atividades delegadas de verificação e fiscalização metrológica.

Em 2004 a estrutura do ITPS foi discutida interna e externamente, resultando na Lei 5.511 de 28 de dezembro que o transforma em Autarquia Especial, adquirindo uma nova estrutura organizacional permanecendo como importante instituição para o estudo da ciência e da tecnologia em Sergipe.

Com a mudança, a Instituição passou a ser denominada Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, com a finalidade de atuar como entidade operacional da Administração Estadual, participante da implementação e execução da política de C&T do Governo, bem como a prestação de serviços técnicos, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência, da tecnologia, da metrologia, qualidade de bens e serviços e de química, microbiologia e resistência de materiais.

Estrutura Organizacional

  • Organograma
  • itps_organograma

  • Quem é Quem?

  • PRESIDÊNCIA
    Diretor Presidente:
    Jecson Léo de Souza Araújo. Tel: 3179-8090

    Chefe de Gabinete:
    Isabel Corina Freire. Tel: 3179-8090

    Secretária da Presidência:
    Grace Cristina de Almeida Fonseca. Tel/Fax: 3179-8090 (FONE/FAX)

    Assessoria Geral de Planejamento – AGEPLAN:
    Manoel Luiz de Andrade. Tel: 3179-8074

    Assessoria Geral da Qualidade – AGEQUALI:
    Tamara Karoline de Oliveira Fontes. Tel: 3179-1828

    Secretária do Conselho Deliberativo:
    Isabel Corina Freire. Tel: 3179-8090

    Gerência de Informática – GEINFORM:
    Glauber Andrade Nunes. Tel: 3179-1866
    Eduardo José dos Santos Filho.

    Gerência de Projetos e Convênios – GEPROCON:
    Marcus Sândalo B. de Souza. Tel: 3179-1861

    Procuradoria Jurídica – PROJUR:
    Mª das Dores Q. C. da Costa. Tel: 3179-8089
    Milva Cerqueira
    Projur – Dívida Ativa
    Maria Lenalda A. S. Azevedo. Tel: 3221-5141
    PROJUR – Apoio

Localização

Rua Campo do Brito, 371 – Bairro São José – Cep: 49020-380 – Aracaju/Sergipe/Brasil
Telefone: (79) 3179-8055
Endereço Eletrônico: ouvidoria@itps.se.gov.br
Site: www.itps.se.gov.br/

Horário de funcionamento

Manhã: 7:00H às 13:00H

Programas e Ações