O atendimento ambulatorial faz o acompanhamento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e funciona no prédio anexo Maternidade Hildete Falcão Batista. Já o primeiro atendimento vítima é feito na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. O serviço oferece um acompanhamento individualizado, com uma equipe multidisciplinar que atua de plantão oferecendo o acolhimento necessário aos menores de idade que chegam acompanhados dos familiares ou dos conselheiros tutelares.

Assim que recebem encaminhamento das delegacias da capital, do interior ou do Instituto Médico Legal (IML), os pacientes passam pelo consultório médico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde são solicitados exames laboratoriais que indicarão se a vítima contraiu alguma doença infecto-contagiosa. Com o objetivo de evitar constrangimentos, a coleta de sangue acontece no local de forma rápida e gratuita. Muitas mães afirmam que desconheciam esse serviço e se surpreendem com a agilidade do atendimento.

Desde que o serviço de atendimento s vítimas de violência foi implantado na Maternidade Hildete Falcão no ano de 2004, foram registrados 242 casos envolvendo crianças de até 12 anos de idade e 177 casos entre 11 e 17 anos.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria de Estado da Saúde

CONTATO
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Endereço: Avenida Tancredo Neves, s/nº, Bairro Capucho, CEP: 49080-900, Aracaju – SE
Telefone: (79) 3255-8659

Atendimento às vítimas de violência sexual