Na manhã desta terça-feira, 10, o advogado Eliziário Silveira Sobral tomou posse como secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE). Ele substitui Adinelson Alves que esteve à frente da pasta durante nove anos e quatro meses. O governador Jackson Barreto foi representado pelo vice Belivaldo Chagas, que conduziu a solenidade juntamente com o secretário de Governo, Benedito Figueiredo.

Em seu discurso, Eliziário Sobral destacou a confiança dada pelo governador para ocupar a chefia da Controladoria, e dar continuidade às ações desenvolvidas por Adinelson Alves. “Este é mais um desafio na minha vida pública, e com a confiança do governador e a cumplicidade dos servidores desta Casa, haveremos de continuar o trabalho de excelência desenvolvido por Adinelson durante os anos que ele passou nesta Casa. Sem dúvida alguma, a moderna Controladoria-Geral determina que a gente esteja mais próximo do gestor público para orientar, e dá todo o arcabouço possível à adequação, para que possa ser desenvolvido um perfeito Controle Interno inspirado nas práticas que eu vivenciei e que pratiquei recentemente no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Aqui estou para cumprir a missão de trabalhar pelo bem dos sergipanos”.

De acordo com o vice-governador, Belivaldo Chagas, “Adinelson desenvolveu um papel extremamente importante neste Governo, de continuidade, que começou no dia 1º de janeiro de 2007, quando Marcelo Déda era governador e Jackson Barreto vice. Em todo o momento que o Governo precisou da CGE, ela correu atrás para atender as demandas. Por sua vez, Eliziário tem experiência na vida pública e sabe perfeitamente a forma de agir do governador Jackson. Além disso, ele conhece as ações que aqui foram iniciadas e dará continuidade. O objetivo principal é continuar exercendo o papel daquele que orienta, porque esse é o papel da Controladoria”, disse o representante do governador, desejando boa sorte ao novo gestor.

Após a assinatura do Termo de Posse feita pelo secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo, e pelo novo secretário Eliziário Sobral, Adinelson Alves discursou fazendo uma prestação de contas dos serviços realizados pela Controladoria durante o tempo em que esteve à frente da pasta. O ex-secretário-chefe destacou ações como o Planejamento Estratégico que norteia a CGE/SE, e a Caravana da Transparência e do Controle Social que reuniu centenas de delegados eleitos nas Conferências Municipais, entre tantos outros trabalhos realizados em sua gestão apoiado pelo Governo do Estado e pela equipe técnica da Controladoria.

“Deixo esta Casa com a consciência tranquila de dever cumprido na esperança de que a gestão do secretário Eliziário Sobral possa consolidar a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe como Instituição de Controle à altura do Governo estadual e da sociedade sergipana, uma vez que contará com a excepcional equipe de servidores públicos que compõem a Controladoria, não somente pela competência mas, também, pelo compromisso que caracteriza esses profissionais em defesa da causa republicana. Saio com a alegria de ter participado de um Governo que nos embalou pelos sonhos de construção de um Sergipe mais próspero e feliz para os sergipanos”, destacou Adinelson.

Presenças

Além do Vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, e do secretário de Governo, Benedito Figueiredo, marcou presença na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Luciano Bispo; o deputado estadual Luiz Mitidieri; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Pinna; o representante da Academia de Letras, Anderson Nascimento; Telmo Tojal, da Loja Maçônica Cotinguiba; Padre Waltervan, do Rotary Club Aracaju-Norte; além dos familiares do secretário.

Eliziário Sobral é o novo secretário-chefe da CGE/SE