Conhecer o trabalho que vem sendo feito pelas Instituições de combate à corrupção é o primeiro passo para que você também participe desse grandioso desafio. Cada operação bem sucedida, cada fiscalização concluída, cada ato de prevenção ou punição é uma conquista de todos os cidadãos. Nesse contexto, o site #TodosJuntosContraCorrupção permite aos cidadãos acompanhar as ações adotadas pelo governo brasileiro na prevenção e no combate à corrupção.

A fiscalização rigorosa de como o dinheiro público é aplicado e a punição das pessoas que cometem atos ilícitos são indispensáveis para o combate à corrupção. Por outro lado, as ações de prevenção também são necessárias para inibir e evitar desvios e irregularidades. A boa e correta aplicação do dinheiro público é a garantia que todos temos de que avanços em cidadania e nos serviços públicos serão alcançados, aprofundados e melhorados. Este é o objetivo final da Agenda de Combate à Corrupção, que, para isso, busca fortalecer o ambiente de controle das instituições e torná-las impermeáveis à prática da corrupção.

Prevenir, detectar e punir são os três pilares de atuação essenciais para que o enfrentamento da corrupção seja feito de forma efetiva. São eles que norteiam a atuação da Agenda de Combate à Corrupção do Governo Federal, consolidada no site, sob título #TodosJuntosContraCorrupção. O site reúne as atividades da Controladoria-Geral da União e do Ministério da Justiça.

Cada uma das iniciativas é classificada com um dos seguintes status: em andamento, concluída ou ação permanente. Ao clicar em uma das atividades, o usuário é remetido a uma página com texto de apresentação, números e detalhes sobre o tema. No site, há dados atualizados sobre diversos assuntos: punição de servidores e empresas, auditoria, fiscalização, recebimento de denúncias, acesso à informação, ações educativas e orientação, entre outros.

Navegue pelo site, saiba mais sobre cada um dos três pilares de atuação da Agenda de Combate à Corrupção, conheça o que tem sido feito para o combate à corrupção em nosso país e veja os resultados já obtidos.

*Fonte: www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br

Todos Juntos Contra a Corrupção