Uma viagem ao interessante passado histórico de Sergipe.

Sergipe possui uma grande herança histórica e cultural. Duas cidades se destacam por serem verdadeiros museus ‘vivos’ a céu aberto: São Cristóvão e Laranjeiras, cada uma com suas peculiaridades.

A primeira é a quarta cidade mais antiga do Brasil e foi também, a primeira capital sergipana. A segunda ainda preserva seus antigos casarões, frutos de uma época na qual a cidade, no auge do ciclo canavieiro, foi chamada de ‘Atenas Sergipana’. Laranjeiras abrigou, em séculos passados, uma vida econômica e sócio-cultural pulsante, com gabinetes de leitura, clubes de teatro e jornais.

Ainda hoje, nas suas ladeiras de pedras, nas informações de seus museus ou em uma breve conversa com moradores mais antigos, a memória histórica é preservada para as futuras gerações.

Além do patrimônio material, as duas cidades históricas também são conhecidas pelo folclore de tradição secular, com seus cantos e contos sobre a história do passado em constante diálogo com o presente. Seguindo por estes caminhos, o turista poderá levar para si mais conhecimento sobre esse pedaço do Brasil.

O acesso para essas cidades é rápido, a poucos minutos de Aracaju, apresentando uma agradável surpresa. Conhecer as cidades históricas de Sergipe representa uma viagem ao passado de seu povo.

Cidades Históricas de Sergipe